A ARTE PALEOCRISTÃ
O Império Romano é dividido.
Em 395 d.C. , O Imperador Teodósio dividiu o imenso
território romano ameaçado pelos bárbaros em duas partes: o Império Romano do
Ocidente com a capital em Roma e o Império Romano do Oriente com a capital em Constantinopla
(hoje Istambul).
O Império do Ocidente sofreu sucessivas ondas de invasões
bárbaras no ano de 476. Já o Império Romano do Oriente apesar das contínuas
crises políticas, consegui manter sua unidade até 1453, quando os Turcos
tomaram sua capital, Constantinopla. O ano de 476, com a tomada de Roma, marca
o fim do período conhecido como Idade Antiga e o início da Idade Média.
Arte Primitiva Cristã ou Paleocristã.
Não se pode compreender a arte medieval sem ter como
referência a “nova fé”, o CRISTIANISMO, que se iniciou na Idade Antiga, mas seu
culto somente foi aceito e regido dentro de um novo período chamado Idade Média
(476 a 1453)
A Arte Primitiva Cristã é uma arte de carácter religioso que
apareceu como transição, marcando a passagem da Idade Antiga para a Idade
Média.
A partir do nascimento de Jesus Cristo, durante o Império
Romano e sob o reinado de Augusto, surgiu uma nova Religião conhecida como
Cristianismo. Seus seguidores foram perseguidos até o século IV d.C. , pois os
romanos os consideravam ateus perante seus deuses.
As invasões bárbaras, a exaustão de recursos financeiros e a
corrupção política e administrativa foram as causas que levaram o Império
Romano do Ocidente ao declínio.
O povo, impotente diante o colapso social voltou-se ao
misticismo, encontrado conforto na religião cristã. A nova religião pregava a
adoração a um Deus único e não fazia distinção social; todos eram irmãos em
busca da salvação, perante o amor de Jesus Cristo.
O Cristianismo utilizou-se de figuras e símbolos pagãos,
isto é , greco-romanos, dando a eles uma nova conotação ou mensagem.
Essa nova filosofia não era bem vista aos olhares dos
imperadores romanos, que se sentiam ameaçados, gerando uma violenta oposição do
Estado Romano frente aos cristãos. Contudo tal situação viria a mudar com a
coroação de Carlos Magno no ano de 800d.C.
A palavra CATACUMBA significa cavidade; as catacumbas eram
buracos subterrâneos destinados ao sepultamento dos mortos.
Elas eram cavadas em rochas esponjosas e tinham cerca de 4
metros de altura por um metro de largura. Nas paredes dos corredores eram
encontradas cavidades suficientes para receber até três corpos colocados em
posição horizontal.
Catacumba de São Genaro em Nápoles.
As catacumbas invioláveis pela lei Romana, serviam como
refúgio para a população cristã perseguida que, ao mesmo tempo em que venerava
seus mortos, se reunia para pregar e difundir a nova religião. Pela qual eles
seriam agradecidos com a ressureição para vida eterna.
Catacumba de São Genaro em Nápoles.
As catacumbas se tornaram Santuários dos Mártires e eram
visitadas por peregrinos e romeiros com o intuito de rezar para eles. Para
facilitar as visitas, foram construídas, junto das estreitas galerias, pequenas
igrejas subterrâneas.
As celebrações litúrgicas, porém eram feitas nas grandes
basílicas ao ar livre, edificadas sobre as tumbas.
O maior complexo de catacumbas situa-se debaixo dos campos
ao longo da Via Ápia, em Roma. Toda a via e ladeada por ruinas de túmulos
familiares e locais de sepultamento coletivo. Há um verdadeiro labirinto
subterrâneo de catacumbas, dentro das quais se destacam a de São Calixto, de
São Sebastião e Santa Domitila.
Catacumbas de São Calixto. Roma
As catacumbas não se limitaram somente a Roma, foram também
encontradas em Alexandria (Egito), Nápoles (Itália) e Paris (França).
AS PINTURAS DAS CATACUMBAS.
As pinturas encontradas nas catacumbas que adornavam os
túmulos, altares e oratórios eram de caráter simbólico e metafórico. Sua função
além de ornamentação era também de propagar os ensinamentos do cristianismo,
mostrando que a morte não era o final, ao contrário, representava a porta de
entrada para vida eterna.
Catacumba de Santa Priscila
Catacumba de Santa Priscila
Catacumba de Santa Priscila
Catacumba de Santa Priscila
Cristo ensinando.
As imagens serviam para ensinar a nova religião. As
decorações eram lineares e esquemáticas, muito simples, traziam características
da arte greco-romana e eram feitas por homens do povo.
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