Arte Grega
ESCULTURA NA GRÉCIA ANTIGA
Aproximadamente no fim do século VII a.C., no período
ARCAICO, os gregos começaram a esculpir em mármore grandes figuras masculinas
os KOUROS ( homem jovem) e femininas as KORÉ.
Nas obras deste período nota-se influência da escultura egípcia não só
como fonte inspiradora mas também na técnica. O escultor grego deste período
assim como o escultor egípcio usa da simetria natural do corpo humano para
equilibrar o peso distribuído sobre as duas pernas em posição rígida frontal.
Museu do Vaticano
No período Clássico, as esculturas gregas deixam a
frontalidade do arcaico e assumem movimento. O que temos de exemplo de
esculturas gregas hoje são cópias romanas que os ricos romanos encomendavam
para decorar suas casas e foram preservadas.
As esculturas gregas clássicas eram POLICRÔMICAS, ou seja
coloridas e não brancas como o mármore. Os escultores gregos faziam esculturas
em madeira, mármore e bronze, cada uma obedecendo sua técnica.
Os maiores escultores do período clássico foram FÍDIAS,
POLICLETO e MIRO.
Fídias fez a
decoração do PARTENON , tempo dedicado a Deusa ATENA na Acrópole Grega e a
estátua de ZEUS em Olímpia, desaparecida.
Policleto e conhecido pelo seu célebre DORÍFORO.
E
Fídias inventou o CANONE (ou medida) das sete cabeças, a onde cada escultura
deveria ser feita sobre a regra, do alto da cabeça até a linha dos pés com a
medida de sete vezes a da cabeça.
Miron é o terceiro grande escultor da Grécia antiga com sua
obra, o DISCÓBULO ou lançador de disco, o que rompe de modo absoluto e
audacioso com a rigidez e frontalidade da escultura arcaica e introduz o
movimento.
Helenístico deriva da palavra hélade, que era como a Grécia era conhecida na antiguidade. Esse
termo foi usado na época de ALEXANDRE, O GRANDE conquistador que divulgou a
cultura da Grécia em vários continentes.
O período HELÊNICO nos mostra uma inversão de valores, a
onde o HOMEM se destaca perante os DEUSES, ocupando seu lugar nas temáticas. A
ARTE já perdera o vínculo com a religião e a mitologia.
Os artistas se preocupam com a melhor forma de demonstrar a
DRAMATICIDADE e a tensão das cenas representadas. Tais cenas aparecem agora com
grupo de pessoas dando maior veracidade na representação.
Exemplo disso é a obra LAOCOONTE e seus filhos que esta no Museu do Vaticano. A escultura representa o sacerdote troiano Laocoonte, conhecido por
ter avisado seu povo que o cavalo de TROIA tinha inimigos em sua barriga. Os
deuses do Olimpo descontentes com tal ação enviaram do mar duas serpentes que
envolvem Laocoonte e seus dois filhos, sufocando-os até a morte. A dramaticidade
desta escultura e representada pela expressão facial de dor e contorções
corporais do pai e filhos.
Vênus de Milo Museu do Louvre
Poseidon, bronze, Museu de Atenas.
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