sábado, 26 de julho de 2014

Arte Grega  
         ESCULTURA NA GRÉCIA ANTIGA 
                 
Aproximadamente no fim do século VII a.C., no período ARCAICO, os gregos começaram a esculpir em mármore grandes figuras masculinas os KOUROS ( homem jovem) e femininas as KORÉ.
           

Nas obras deste período nota-se influência da escultura egípcia não só como fonte inspiradora mas também na técnica. O escultor grego deste período assim como o escultor egípcio usa da simetria natural do corpo humano para equilibrar o peso distribuído sobre as duas pernas em posição rígida frontal.
 
                                                   Museu do Vaticano
No período Clássico, as esculturas gregas deixam a frontalidade do arcaico e assumem movimento. O que temos de exemplo de esculturas gregas hoje são cópias romanas que os ricos romanos encomendavam para decorar suas casas e foram preservadas.

As esculturas gregas clássicas eram POLICRÔMICAS, ou seja coloridas e não brancas como o mármore. Os escultores gregos faziam esculturas em madeira, mármore e bronze, cada uma obedecendo sua técnica.

Os maiores escultores do período clássico foram FÍDIAS, POLICLETO e MIRO.
Fídias  fez a decoração do PARTENON , tempo dedicado a Deusa ATENA na Acrópole Grega e a estátua de ZEUS em Olímpia, desaparecida.
Policleto e conhecido pelo seu célebre DORÍFORO.

E Fídias inventou o CANONE (ou medida) das sete cabeças, a onde cada escultura deveria ser feita sobre a regra, do alto da cabeça até a linha dos pés com a medida de sete vezes a da cabeça.

Miron é o terceiro grande escultor da Grécia antiga com sua obra, o DISCÓBULO ou lançador de disco, o que rompe de modo absoluto e audacioso com a rigidez e frontalidade da escultura arcaica e introduz o movimento.

Helenístico deriva da palavra hélade, que era como a  Grécia era conhecida na antiguidade. Esse termo foi usado na época de ALEXANDRE, O GRANDE conquistador que divulgou a cultura da Grécia em vários continentes.

O período HELÊNICO nos mostra uma inversão de valores, a onde o HOMEM se destaca perante os DEUSES, ocupando seu lugar nas temáticas. A ARTE já perdera o vínculo com a religião e a mitologia.
Os artistas se preocupam com a melhor forma de demonstrar a DRAMATICIDADE e a tensão das cenas representadas. Tais cenas aparecem agora com grupo de pessoas dando maior veracidade na representação.


Exemplo disso é a obra LAOCOONTE e seus filhos que esta no Museu do Vaticano. A escultura representa o sacerdote troiano Laocoonte, conhecido por ter avisado seu povo que o cavalo de TROIA tinha inimigos em sua barriga. Os deuses do Olimpo descontentes com tal ação enviaram do mar duas serpentes que envolvem Laocoonte e seus dois filhos, sufocando-os até a morte. A dramaticidade desta escultura e representada pela expressão facial de dor e contorções corporais do pai e filhos.

Vênus de Milo Museu do Louvre
Poseidon, bronze, Museu de Atenas.

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