sábado, 26 de julho de 2014

Arte GREGA

 Os historiadores costumam dividir a história grega em 3 períodos: o ARCAICO que abrange os séculos XII a VII a C , o CLÁSSICO , os séculos VI, V e IV a C e o HELÊNICO que vai desde a morte de ALEXANDRE (O GRANDE) 323 a C até a instituição do Império Romano em 30 a C.



A Grécia é um país formado por várias ilhas com uma geografia montanhosa que dificulta a comunicação entre as tribos, o que resultou a formação de cidades-estados (polis) independentes como Esparta e Atenas.

Arquitetura Grega
ACRÓPOLE em Atenas

Os gregos construíam espaços que acolhiam e valorizavam a vida social, como templos, teatros, estádios, jardins e praças públicas.
As construções eram de pedra em um sistema simples chamado de TRILÍTIO que é a combinação de uma laje horizontal sustentada por duas colunas de apoio. O peso da trave de pedra distribui-se uniformemente sobre os suportes, e estes descarregam-se diretamente sobre o terreno.
 No período Clássico, encontramos os três estilos de arquitetura grega: o DÓRICO, o JÔNICO e o CORINTIO. São facilmente reconhecidos pelo CAPITEL da coluna.




As colunas são formadas por três partes: o CAPITEL, parte superior, decima da coluna, o FUSTE, se caracteriza pelo meio ou corpo da coluna e a BASE, a onde a coluna encontra o chão.

A coluna DÓRICA é a mais antiga, tem um capitel simples quadrangular sobre um suporte circular e convexo, o fuste apresenta caneluras geralmente pouco largas e pouco profundas, proporcionando o jogo de sombras. NÃO POSSUI BASE, assentando-se diretamente no solo.


A coluna JÔNICA apresenta duas VOLUTAS no CAPITEL e a base apresenta dois TOROS, anéis de perfil convexo. O FUSTE apresenta caneluras mais estreitas e profundas do que as das colunas dóricas.


A coluna CORÍNTIA, tem no capitel folhas de acanto estilizadas. Esta coluna conserva as linhas gerais jônicas, contudo um estilo mais suntuoso e luxo. Foi muito usada na última fase da arte grega a HELENÍSTICA.


A arquitetura grega é estática, baseada no princípio construtivo de peso e sustentação dominada pelo sentido de horizontalidade. O maior exemplo de arquitetura grega e o TEMPLO.
PARTENON
O templo era a moradia da divindade, e não se destinava a reunião dos fiéis. O templo era construído sobre uma base de três degraus, as colunas e as paredes do templo eram erguidas sobre o mais elevado deles. Os templos são construídos obedecendo dois modelos, o da ordem Dórica (Partenon em Atena) e o da ordem Jônica (Erecteion).
Templo de Erecteion
Cariátides


O templo grego era simétrico entre o pórtico da entrada e o dos fundos com um espaço central a onde ficava a estátua da divindade. Era cercado de colunas que poderiam até ter duas fileiras. A cobertura do templo era constituída de dois telhados altos no centro e inclinados para os lados. Essa posição do telhado, tanto na entrada do templo como no fundo, criava um espaço em forma de triângulo denominado FRONTÃO, que era decorado com esculturas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário